Estamos a chegar ao coração do desenvolvimento comunitário na Jamaica

A NOSSA FUNDAÇÃO

Comunidades com coração

O coração de qualquer comunidade pode ser encontrado nos lugares que as pessoas escolhem para se reunir. Muitas vezes, esses lugares são centros comunitários: espaços seguros, informativos e de apoio, onde os membros da comunidade se encontram e trabalham em rede com pessoas com os mesmos interesses e se ajudam uns aos outros a crescerem - lugares como o Old Harbour Bay Community Development Centre na Jamaica.

OH Community Center

O Centro foi criado em 2006 para formar membros da comunidade desempregados e não qualificados nas áreas de barbeiro, cabeleireiro e fabricação de copos de cerâmica. No entanto, em 2007, menos de um ano após a sua abertura, o Centro sofreu graves danos causados pelo Furacão Dean e foi obrigado a fechar as suas portas durante quase uma década.

Movida pela crença de que a persistência torna os sonhos realidade, a Reverenda Sandra Nembhard, Presidente do Centro, trabalhou incansavelmente para angariar fundos para reabilitar o Centro, o qual finalmente reabriu no final de 2017. Em apenas alguns meses, as instalações estavam mais uma vez a oferecer formação de competências, graças ao equipamento que tivemos o orgulho de doar.

Com estes novos recursos, o Centro obteve um aval crítico do HEART NCVET, o organismo nacional de formação que proporciona uma certificação global para trabalhadores qualificados. Actualmente, membros da comunidade estão em fase de formação e certificação nas áreas de limpeza doméstica, cosmetologia, entrada de dados, serviços de call center e preparação de alimentos. Mais de 250 pessoas já foram certificadas e o número de inscritos aumenta todos os dias - na verdade, a procura tem sido tão grande que novos programas em paisagismo e língua inglesa já foram adicionados.

“Estamos animados, gratos e emocionados por partilhar que após quase 10 anos, abrimos as nossas portas em Setembro a uma turma de mais de 145 participantes que estão agora a ser formados por instrutores do HEART/NTA,” disse a Rev. Nembhard. “Não podemos agradecer à New Fortress Energy o suficiente por nos ter dado este empurrão tão necessário. Mesmo antes de completar a construção da instalação de regaseificação aqui em Old Harbour Bay, a New Fortress Energy vem causando impacto na comunidade de diversas formas, incluindo assistência educacional para centenas de estudantes e agora contribuindo para a melhoria e elevação dos nossos jovens.”

Às vezes, ter um impacto positivo é tão simples como chegar ao fundo da questão. Estamos muito honrados por termos sido capazes de ajudar os residentes desta comunidade jamaicana, e mal podemos esperar para ver o que eles fazem a seguir!